DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS


Em relação a dança como caminho de inclusão no contexto da educação, marque a alternativa que contempla a resposta correta.

 

I – A dança é uma excelente alternativa a ser adotada pelos processos educacionais, de inclusão e de transformação social.

II – A dança como manifestação artística se faz rica em possibilidades de trabalho com a expressão corporal, conhecimento de corpo e consciência corporal e na construção crítica e reflexiva do ambiente quem vivemos.

III – O indivíduo que experimenta a dança na sua totalidade nos processos educacionais, se torna mais consciente e apto a trabalhar como um agente de transformação e construção social.

IV – Ao analisar a dança por uma perspectiva inclusiva e não formal podemos quebrar alguns padrões sociais impostos, trabalhando a dança na escola de uma forma espontânea, aberta às experiências individuais e coletivas dos alunos.

V – A prática da dança não proporciona o resgate e a ampliação da percepção das pessoas, a partir da ampliação da consciência corporal.

 


As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.

De acordo com os estudos sobre a dança para pessoas com deficiência, marque a resposta que apresentam as alternativas corretas. 

 

I – A dança relacionada à pessoa com deficiência surge na área do desporto adaptado, com enfoque na reabilitação destas pessoas, promovendo estudos e práticas voltadas ao corpo funcional, um corpo apto a conseguir se reintegrar no espaço social.

II - Os primeiros processos de treinamento com a dança aconteceram, em sua maioria, com a dança de salão realizada com pessoas em cadeiras de rodas.

III – A dança como terapêutica para pessoas com deficiência é muito utilizada nos programas de reabilitação em todo mundo, oferecidos em hospitais, clubes, instituições de ensino e de saúde, dentre outros.

IV - As técnicas somáticas, os métodos de consciência corporal e as terapias corporais desenvolvidas na dança, proporcionaram um amplo leque de estudos e conhecimentos que permitiram a prática de dança por uma grande diversidade de corpos, incluindo as pessoas com deficiência.

V – “DanceAbility” é um método de dança que faz uso da improvisação dos movimentos como busca de promover a expressão e as trocas artísticas entre as pessoas com diversas habilidades, idades e origens, com e sem deficiência, com ou sem experiência em dança.

 


Todas as alternativas estão corretas.
As alternativas, III, IV e V, estão corretas.
As alternativas I, II e V, estão corretas.
As alternativas II, III e V, estão corretas.
As alternativas II, III e IV, estão corretas.

Em relação aos princípios básicos do método Contato-Improvisação, marque a alternativa correta que contempla os princípios citados no capítulo.

 


Estudo dos rolamentos, na educação somática; estudo da anatomia e fisiologia; entendimento e prática do relaxamento e respiração; entendimento do uso e possibilidades de movimento das alavancas corporais como suporte do corpo do dançarino no espaço.
Estudo dos rolamentos, na educação somática e estudo da anatomia e fisiologia.
Percepção das alavancas; expansão do centro de gravidade; sensibilização da pele e texturas de toque.
Uso do espaço; estudo da respiração e relaxamento; uso do toque.
Entendimento do uso e possibilidades de movimento das alavancas corporais como suporte do corpo do dançarino no espaço; uso do toque e contato com o outro.

De acordo com a dança improvisação nos processos de educação em dança e através da dança, marque a alternativa que comtemplas as características corretas.

 

I – A dança improvisação pode atuar no processo da consciência corporal; no processo criativo; como observação e análise ativa do movimento estruturado; para desenvolver a rapidez de raciocínio na cena, estendendo-se para as situações de vida; facilitar a descoberta de novos movimentos; libertação para os corpos enrijecidos; para possibilitar a interação entre os integrantes de um grupo; dentre outros.

II – A improvisação é usada em diferentes situações, como por exemplo, ferramenta do ensino, forma de compensar o rigor acadêmico, para atividades livres, experimentações de movimentos, proposições de coletâneas e temas, dentre outros.

III - A dança-improvisação configura-se como uma possibilidade rica, dinâmica e criativa para os ambientes educativos, podendo proporcionar a ampliação do repertório de movimentos, de conteúdos da dança e da consciência de vida.

IV - Em toda tentativa de improvisação, em toda repetição pode-se fazer algo novo, pode-se ressignificar o movimento, ressignificando também o mundo interno e externo de quem dança.

V - Os processos de ensino para a vivência/experiência em dança-improvisação se caracterizam como uma forma aberta de ensino, onde outros conteúdos/linguagens podem ser acrescentados a ela ou desenvolvidos a partir dela.

 


As alternativas I, II e V, estão corretas.
As alternativas, III, IV e V, estão corretas.
As alternativas II, III e IV, estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
As alternativas II, III e V, estão corretas.

O termo folclore se originou da língua inglesa, especificamente da palavra folklore, folk significa povo e lore saber. A união destes dois termos produziu o que nós conhecemos como folclore, um saber do povo. Com base nestas afirmações, marque os números que possuem informações verdadeiras.

I– O termo folclore se refere as tradições, costumes e superstições das classes populares, passando posteriormente a designar toda a cultura nascida nessas classes, adquirindo uma ideia de história não escrita de um povo.

II - O estudo sobre o folclore teve início entre o final do século XV e início do século XXI.

III - O termo folclore foi criado em 22 de agosto de 1846 pelo arqueólogo Ambrose Merton, quando endereçou a uma revista de Londres a junção dos vocábulos folk e lore (povo e saber).

IV - No Brasil as manifestações do folclore são diversificadas, mudando muito de região para região, isso devido à grande territorialidade que o país possui.

V - Nosso folclore é rico em suas manifestações, o entrelaçamento das diversas culturas expressas pelos povos, proporcionam a ele essa característica.

 

 


As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, II, e III estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.
As afirmativas II, III e V estão corretas.

O Boi-Bumbá da festa folclórica de Parintins é uma das mais conhecidas figuras de nosso folclore brasileiro. A festa é conhecida mundialmente e representa a disputa de dois bois, o boi Garantido e o boi Caprichoso. Assinale a alternativa que traz as informações corretas sobre os dois bois.

 

 


Boi Garantido – branco com coração na testa, representado pela cor azul. Boi Caprichoso – negro com uma estrela na testa, representado pela cor vermelha.
Boi Garantido – branco com bolinhas na testa, representado pela cor amarela. Boi Caprichoso – negro com um sol na testa, representado pela cor violeta.
Boi Garantido – branco com uma bola na testa, representado pela cor vermelha. Boi Caprichoso – negro com uma estrela na testa, representado pela cor verde.
Boi Garantido – branco com coração na testa, representado pela cor vermelha. Boi Caprichoso – negro com uma estrela na testa, representado pela cor azul.
Boi Garantido – branco com estrela  na testa, representado pela cor vermelha. Boi Caprichoso – negro com um coração na testa, representado pela cor azul.

Sabemos que a expressão corporal está vinculada ao homem desde os primórdios de sua existência, sendo uma forma de manifestação e comunicação dos povos primitivos. Pesando nessa afirmação é certo dizer que:

 

 


as comunicações aconteciam por meio da linguagem corporal, antes de falar o homem usou o movimento e a expressão corporal para se comunicar;
as comunicações não aconteciam, pois o homem primitivo ainda não sabia se expressar e se relacionar com o outro;
as comunicações aconteciam por meio de instrumentos confeccionados pelos povos primitivos;
as comunicações eram codificadas e cada povo possuía a sua língua mãe;
as comunicações eram feitas através da fala e da escrita;

Segundo Salzer (1983) apud Silva e Schwartz (1999) a expressão corporal pode ser classificada segundo alguns critérios e características. Como base no quadro 1 marque as afirmativas que são verdadeiras.

I– A expressão cotidiana refere-se ao que se expressa em um espetáculo de dança, por exemplo.

II- A expressão corporal utilizada na terapia busca auxiliar as pessoas com problemas relacionados ao seu próprio corpo. 

III- A expressão corporal espetacular se apresenta no cotidiano. Maneira como as pessoas se expressam durante o dia.

IV- A expressão corporal lúdica aparece nos jogos e brincadeiras, acontece quando o corpo se solta para a fantasia.

V- A expressão corporal sociológica e institucional é utilizada em grupos para interpretar o que passa com as pessoas do grupo, como estas se expressam, como é o seu entrosamento.

 

 


As afirmativas IV e V estão corretas.
As afirmativas I, II, e III estão corretas.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
AS afirmativas II, IV e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.

Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacional) trazem a dança como sendo uma expressão do movimento corporal e um conteúdo clássico da Educação Física, juntamente com a ginástica, lutas e esporte. A dança aparece no item atividades rítmicas e expressivas. Marque a afirmativa correta.

 

 


As atividades rítmicas e expressivas englobam as danças cênicas, como o balé, a dança contemporânea e a dança moderna.
As atividades rítmicas e expressivas englobam as danças de rua, práticas em todo o Brasil.
As atividades rítmicas e expressivas englobam apenas as danças populares originalmente brasileiras.
As atividades rítmicas e expressivas englobam as danças populares brasileiras, danças de rua, danças de repertório, brincadeiras de roda, coreografias associadas as manifestações musicais, dentre outras.
As atividades rítmicas e expressivas englobam apenas as brincadeiras cantadas e dançadas.

“Vimos que o movimento é a escrita da dança, que por ele a dança se faz visível, aprendemos também que esse movimento é expressivo e é utilizado para se dizer algo, para se comunicar e relacionar. Entendemos que qualquer corpo pode dançar, que a dança é experiência da própria vida, que todos nós dançamos em algum momento de nossa vida. Partindo destes conhecimentos, é certo dizer que qualquer movimento é dança? Ou se para esse ser dança é preciso possuir uma intencionalidade, um significado, uma razão de ser?”

 

De acordo com a afirmação, assinale a questão que responde ao questionamento feito.

 

 


Não, apenas o movimento do balé é considerado dança;
Não, para ser considerado dança ele precisa ter uma técnica e ser dançado apenas nos palcos do teatro;
Não, os movimentos do nosso cotidiano são apenas deslocamentos funcionais, para ser dança precisa ter uma intencionalidade;
Sim, todo o movimento pode ser dança, as danças folclóricas são exemplos disso;
Sim, todo o movimento que existe é considerado uma dança, por exemplo, o movimento de caminhar na rua é uma dança;
Páginas: 12345678